Valadares poderá sediar uma grande indústria farmacêutica
Representantes da indústria farmacêutica Hypofarma assinaram um protocolo junto ao Município com o objetivo de instalar uma nova fábrica na cidade.
Publicado em 25/08/2022 15:16 - Atualizado em 26/08/2022 13:28
A inclusão de Governador Valadares na região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tem aberto cada vez mais portas para o desenvolvimento. E a cidade já começa a colher os frutos. Na tarde de ontem (24), as diretoras corporativas e proprietárias da Hypofarma, Giana Marcellini e Gina Marcellini, juntamente com o prefeito André Merlo, assinaram o Protocolo Conjunto de Intenções para a instalação da indústria em Governador Valadares. Esse é o primeiro passo para que a cidade seja contemplada com uma fábrica da indústria farmacêutica especializada na produção e distribuição de medicamentos injetáveis.
Há 74 anos no mercado, a empresa está em plena expansão e busca um município para se instalar. As proprietárias já haviam cogitado a hipótese de vir para Valadares, porém a visita e assinatura do protocolo só foram oficializadas após integração da cidade na área da Sudene.
O projeto de instalação da indústria é divido em duas fases. Na primeira, estão previstos investimentos entorno de R$ 10 milhões e contratação de 100 pessoas. A expectativa é que essa fase se concretize ainda este ano, em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados no Distrito Industrial. Já a segunda fase envolve a construção de uma nova fábrica com tecnologias mais modernas, com 100 mil metros quadrados, e investimentos entorno de 500 a 600 milhões de reais e mais de 1000 funcionários. A expectativa é que a segunda fase se concretize dentro do prazo de quatro anos.
A administração da empresa está na 3ª geração da família Marcellini e atualmente é presidida pelas irmãs. A empresa produz diversos medicamentos injetáveis voltados para o segmento hospitalar. A venda acontece em grande volume de produção sendo comercializados apenas para hospitais. Cada etapa da produção recebe uma atenção especial aos detalhes com alto nível de exigência. Isso inclui os processos de fabricação, armazenamento, embalagem e distribuição dos medicamentos injetáveis. A eficácia trabalho, comprometimento com a pesquisa e inovação consolidou a empresa no mercado e se traduz em produtos confiáveis e a garantia de mais saúde para as pessoas através do desenvolvimento de medicamentos inovadores, genéricos e similares.
O professor de Farmácia e Bioquímica, Carlos Alberto Silva, revelou que um dos seus primeiros empregos foi na Hypofarma, no cargo de supervisor de produção, e avalia a perspectiva de instalação da indústria na cidade. “Fiquei lá por uns três anos e sei que a Hypofarma sempre investiu em modernização, ampliação de produção e isso tudo foi um grande aprendizado. Nunca tivemos uma empresa nessa área aqui na cidade e estamos localizados no meio de um eixo de três rodovias, ou seja, estamos numa posição estratégica. Sem contar os cursos de farmácia da cidade. Eu acho um grande avanço trazer uma empresa do ramo farmacêutico para a nossa cidade. Agora estamos renascendo”, disse.
O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Carlos Alexandre Gonçalves da Silva ressaltou a importância da Sudene para que empresas, como a Hypofarma, se instalem na cidade. “Hoje é um momento importante para Governador Valadares. A instalação da Hypofarma é um marco, visto que estamos diante da primeira grande empresa com interesse em se instalar devido os benefícios da Sudene. Desejamos que a atração de investimentos faça parte do calendário da cidade. Queremos ajudar não só Governador Valadares, mas também outros municípios com a atração de investimentos. Parabéns e cidade e que possamos retornar mais vezes”, disse.
O diretor de atração de investimentos da INVEST MINAS, Adriano Carvalho, destacou o quanto a cidade se desenvolve quando se investe em emprego e renda. “Quando a gente trabalha para ter esse encontro perfeito entre município e empresa é só o começo do processo. Daqui é que realmente começa o trabalho e é onde a cidade toda tem que se envolver. É muito importante que quando a gente traz uma empresa indutora de desenvolvimento, os empreendedores locais aproveitem as oportunidades que surgem em volta. Vocês já têm uma ótima cidade, têm uma condição competitiva impar com essa inclusão na Sudene e é importante que a cidade abrace isso e aproveite esse diferencial competitivo”.
O diretor-presidente da INVEST MINAS, João Paulo Braga, enfatizou os investimentos em Minas e destacou a importância de atração de negócios para Valadares. “Estamos aqui para celebrar esse passo importante que Valadares está dando e a gente está muito contente por isso. Completamos, nesta semana, em Minas Gerais, R$ 246 bilhões de reais em investimentos atraídos para o Estado e isso representa mais de 350 projetos de empresas espalhadas por 137 municípios, sejam empresas novas, sejam empresas que estão em Minas e estão promovendo uma expansão. A Hypofarma, que já está aqui em Minas há muito tempo, gera investimentos, impostos, e agora dá esse passo importante em Governador Valadares. Estamos aqui para comemorar. Tem muito trabalho pela frente, mas é um passo importante que se dá”.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia E Inovação (SMDCTI), Beatriz Pereira De Almeida, declarou a expetativa do Município sobre a vinda da indústria. “Espero que essa intenção da Hypofarma de vir para Valadares se concretize. Esse anúncio, com a presença de tantas pessoas que movimentam essa atração de investimentos na cidade, dá um ânimo para a gente. Estamos prontos para atender vocês”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares e Secretário Municipal De Planejamento, Jackson Lemos ressaltou o empenho do Município na inclusão de Valadares na Sudene e atração de novos investimentos. “Esse é um dia daqueles que nos enchem de muito orgulho. Afinal de contas, a inclusão de Valadares na Sudene se deu com muito trabalho e envolveu muita gente. E agora temos uma grande empresa que tem o interesse de se instalar em nossa cidade. Ver o trabalho acontecer e ter um resultado positivo nos enche de orgulho. Inclusive, estamos modernizando, através de uma consultoria de Uberaba, as nossas leis, num trabalho conjunto de várias secretarias municipais com o único objetivo de atrair novos investimentos e apoiar os investimentos locais. Queremos ser uma cidade próspera e de grandes investimentos. Tudo o que for possível e dentro da legalidade, nós vamos fazer para desburocratizar e incentivar novos empreendimentos”, disse”.
A diretora corporativa e proprietária da Hypofarma, Giana Marcelline, detacou a trajetória da empresa e a possibilidade de instalação da indústria na cidade. “ A Hypofarma é uma indústria farmacêutica, especializada em injetáveis. É uma indústria familiar, mineira e começamos em Belo Horizonte, mas precisamos expandir. Com a pandemia, nossa fábrica começou a produzir 24 horas por dia, sete dias da semana, além de passar de 400 para 600 funcionários. Quando comentei com o pessoal da Invest Minas que estava querendo expandir para fora de Minas Gerais é que fiquei sabendo que Valadares estava dentro da Sudene, o que facilita muito para as empresas. Adoramos a cidade e como está muito forte a intenção de crescimento daqui, queremos participar disso. Somos uma empresa de inovação, de muita tecnologia e que demanda mão de obra qualificada. Precisamos do meio ambiente, água - porque 90% dos nossos produtos são água, energia, Vigilância Sanitária, uma área de recursos humanos forte. Portanto precisamos da ajuda de vocês. Somos mineiras e queremos ficar em Minas”.
O prefeito André Merlo ressaltou a importância e a expectativa de se receber novas empresas, a partir da inclusão de Valadares na Sudene. “Estamos muito felizes em receber as proprietárias da Hypofarma aqui. Aproveito a oportunidade para destacar que estamos nos preparando ainda mais para receber novas empresas. Tudo o que for dentro da legalidade, o que for permitido – já que temos limitações legais, vamos oferecer para vocês. Não vamos abrir mão da empresa de vocês de jeito nenhum, por isso vamos trabalhar junto a vocês para que se instalem em Governador Valadares. O evento de hoje, com esse anúncio, é um divisor de águas para a nossa cidade. Era uma grande expectativa a inclusão de Valadares na Sudene, mas a gente sabia que isso não era automático. Mas a boa política tem nos ajudado. Hoje estamos na fase de colher frutos. O papel dos vereadores é fundamental e vai ser mais importante ainda na aprovação das novas leis que vamos propor. Por meio de lei, vamos criar uma tabela de pontos onde uma empresa pode receber até 100% de terreno e outros benefícios que a gente puder ceder. O apoio das universidades também vai ser fundamental nesse trabalho. Precisamos qualificar a mão de obra, pois estamos exportando conhecimento. Precisamos reverter isso. Possivelmente, se não tivéssemos conseguido aderir à Sudene, a Hypofarma estaria procurando outro local que tivesse mais benefícios a oferecer. Além disso, vamos anunciar ainda um novo distrito industrial. Se não viesse a Sudene, talvez não precisaríamos de um novo distrito tão cedo. O objetivo é atrair novas empresas e ajudar as que aqui estão. Estamos com muita esperança de gerar muito emprego e renda, e que Valadares se fortaleça como cidade polo. Obrigado a vocês por acreditarem em Valadares”, disse.
O evento contou com a presença de autoridades do legislativo municipal, empresários, diretores de hospitais e membros da associação médica, autoridades das universidades que possuem cursos da área farmacêutica e demais associações ligadas ao desenvolvimento.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social