Prefeitura e Emater entregam kits de irrigação a agricultores
A entrega acontecerá às 11h, próximo ao Mercado Municipal; 15 famílias serão beneficiadas
Publicado em 21/02/2018 17:50 - Atualizado em 22/02/2018 16:16
A entrega acontecerá às 11h, próximo ao Mercado Municipal; 15 famílias serão beneficiadas
Nesta sexta-feira (23), 15 agricultores familiares do município de Governador Valadares serão beneficiados com a entrega de kits de irrigação por gotejamento pela Prefeitura em parceria com a Emater. A entrega acontecerá às 11h, no espaço – próximo ao Mercado Municipal – em que acontece a Feira do Pequeno Agricultor, promovida pela Associação de Cooperação Mista dos Feirantes da Agricultura Familiar Agroecológica (Aconfafa). Os kits estão sendo fornecidos por meio do projeto Irriga Minas do governo do Estado.
A secretária municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (Sema), Mara Esteves e o diretor regional da Emater, Maurílio Dornelas, farão a entrega dos kits. A seleção dos beneficiários considerou as famílias inseridas em 2018 no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que trabalham com a agricultura familiar. Tratam-se de agricultores que abastecerão as escolas municipais com produtos para a merenda escolar ao longo de todo o ano.
A diretora de Agricultura e Pecuária da Sema, Patrícia Rocha, justificou a importância dos kits para a agricultura familiar regional. “A técnica de irrigação por gotejamento, que será possibilitada pelos kits, trata-se de tecnologia gerando desenvolvimento. É uma política pública que chega ao agricultor familiar para assegurar uma produção com maior qualidade, e consequentemente a segurança alimentar na merenda das escolas municipais, além de gerar renda e evitar o êxodo rural”, disse.
Definidas as famílias a serem beneficiadas, a equipe técnica da Sema foi a campo verificar a realidade de cada uma delas. Para se beneficiar com os kits para uma irrigação alternativa, as famílias precisam ter área com extensão territorial máxima de 500 metros e precisam comprovar condição de captação de água por fontes que não sejam o abastecimento do Saae para garantir a irrigação sem aumento das despesas do agricultor familiar com o consumo de água.
A presidente da Aconfafa, Maria José Vilaça, comemorou a notícia dos kit para os agricultores familiares. “Num período de seca como o que temos enfrentado, a dificuldade é grande para muitos agricultores que chegam a irrigar os plantios com balde. A irrigação por gotejamento, por meio destes kits, vai facilitar e muito a vida dos agricultores familiares”, afirmou.
SERVIÇO
A Feira do Pequeno Agricultor, promovida pela Associação de Cooperação Mista dos Feirantes da Agricultura Familiar Agroecológica (Aconfafa), acontece na rua José Luiz Nogueira, entre a avenida Bárbara Heliodora e a rua Afonso Pena.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social