Ônibus com ar-condicionado começam a atender a comunidade nesta quinta (31)
Este é um dos benefícios exigidos pelo prefeito André Merlo nesta gestão
Publicado em 29/01/2019 18:20 - Atualizado em 31/01/2019 14:56
Fotos: Leonardo Morais
Este é um dos benefícios exigidos pelo prefeito André Merlo nesta gestão
Começa nesta quinta-feira (31) a circular pelas ruas de Governador Valadares, os 10 ônibus da empresa Valadarense, equipados com ar-condicionado. Esta é uma demanda antiga dos moradores da cidade e um compromisso da administração que vem exigindo melhorias da empresa. O Prefeito André Merlo lembra que desde o início de sua gestão em 2017, mais de 50% da frota já foi renovada. “Os veículos com ar condicionado, que vão para as ruas nesta semana, não vão custar mais caro para o cidadão. No contrato com a Valadarense, a exigência da idade média de veículos é de 5 anos, mas a idade média da frota é de 3,2 anos. Vamos continuar exigindo qualidade, atendendo os anseios do cidadão de Valadares”, garante.
Foi realizado um estudo para definição das linhas que serão beneficiadas com estes veículos, 10, neste primeiro momento. Confira quais serão:
04 - Azteca/Vera Cruz/ Centro 02 veículos)
09 A - Bela Vista / Santa Helena (02 veículos)
09 A - Bela Vista/ Via Nova Vila Bretas/ Santa Helena via querosene (02 veículos)
09 C – Bela Vista/ via Nova Vila Bretas/ Santa Helena via Belvedere (01 veículo)
10 – Vila Ozanan/ Palmeiras/Centro (02 veículos)
23 A - Planalto via Turmalina/ Centro (01 veículo)
A tarifa de ônibus da Valadarense continua R$ 3,75 no cartão Passe Fácil, e apenas para pagamento em dinheiro é que a passagem sofreu reajuste, passando a custar neste ano de 2019, R$ 4,30. Este é o segundo ano que a passagem não tem reajuste para o cidadão que é usuário do cartão. Quem usar o cartão, paga 55 centavos a menos. A dica é que todos usem o cartão, que não tem limite, é mais seguro, dá mais agilidade ao embarque e ainda torna possível optar pela integração, com a segunda parte da viagem a custo zero.
É importante lembrar que o serviço de transporte público do município é regido por um contrato de Concessão Pública de 20 anos, feito em novembro de 2012 – com cláusulas específicas que preveem reajustes a cada 12 meses e uma alta indenização para o caso de quebra unilateral.
Outra novidade é que, em breve, os usuários poderão acompanhar os ônibus através de aplicativo - o trajeto e o horário que deve chegar ao ponto de espera. Todos os 95 veículos já estão em fase de instalação de GPS, aparelhos que vão possibilitar os usuários, acompanhar os ônibus através de aplicativo.
Como adquirir o cartão Passe Fácil
A empresa oferece dois cartões: o cartão portador (que não possui cadastro) e o cartão pessoal, que precisa de um cadastro e garante a segurança do usuário. Caso o usuário perca o cartão ou seja roubado, ele pode acionar a Valadarense e automaticamente o cartão será bloqueado.
Os cartões não possuem restrição e podem ser usados por mais usuários em uma mesma viagem. O cartão pessoal é adquirido nas lojas da empresa Valadarense, como também as recargas as modalidades de cartões. Já nos pontos parceiros o usuário realiza a recarga do cartão, além de adquirir o cartão portador.
Posto de Vendas:
Vila Bretas: rua Manoel Byrro, nº 361
Posto da Valadarense – Praça dos Pioneiros, Centro.
Pontos de Venda de Parceiros:
Drogaria Niquinho – rua Marechal Floriano nº 1.096 - CENTRO
Farmácia Farmaluz - Rua Barbara Heliodora equina Rua José Luiz Nogueira (ao lado do Mercado Municipal).
Kiosque do Cascão - Rua Presidente Arthur Bernardes nº 539 (Antigo Ponto Final em frente portaria FADIVALE)
Drogaria do Povo - Rua Marechal Floriano nº 1.498 (em frente ao Coelho Diniz da Marechal Floriano.)
O Rei do Biscoito - Rua Barbara Heliodora nº 581 – (Ponto da Kika).
Padaria Pão e Cia - Avenida Coqueiral nº 704 – Bairro Turmalina.
Koisa Nossa Variedades – Avenida Luís Gonçalves Lessa nº 1.501 – Ipê.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social