Hospital Municipal e Samaritano formam médicos residentes
Vinte e cinco profissionais foram certificados nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, cancerologia clínica e cardiologia
Publicado em 27/02/2018 17:05
Foto: Leonardo Morais
Foto: Leonardo Morais
Vinte e cinco profissionais foram certificados nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, cancerologia clínica e cardiologia
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na noite da última segunda-feira (26), a formatura de mais uma turma de residência médica dos Hospitais Municipal (HM) e Bom Samaritano. São, ao todo, 25 profissionais certificados em seis especialidades: cirurgia geral, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, cancerologia clínica e cardiologia. Além destas especialidades, Governador Valadares possui residência em nefrologia, otorrinolaringologia e, iniciando este ano, ortopedia.
Segundo o presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) e coordenador da especialidade de medicina de família e comunidade, médico Adhemar Dias Figueiredo Neto, o Município já formou 85 residentes. O modelo adotado na cidade de “residência em rede” teve seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) como sendo um modelo que permite a atuação do médico em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.
“Onde existe atendimento SUS o residente está atuando, se especializando, e essa integração é importantíssima na formação do profissional”, pontuou Figueiredo. Representando a gerência assistencial do Hospital Bom Samaritano, o vereador Ênes Cândido pontuou a vontade de que esses profissionais se fixem na cidade. “Colocar especialistas no mercado de trabalho é gratificante e, com nossa contribuição, queremos fazer com que esses médicos fiquem e trabalhem para melhorar a saúde na nossa cidade”, disse.
A médica Júlia Augusta Contarini Monteiro concluiu a residência na área básica de ginecologia e obstetrícia. “É mais um ciclo da minha carreira, é uma oportunidade de ser o melhor para meu paciente e de capacitar sempre,” avaliou.
A Coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégia Inovação e Saúde (NGEIS), Elice Eliane Nobre Ribeiro, representando o prefeito André Merlo e o secretário municipal de Saúde, o também médico Ruy Moreira de Carvalho, fez um balanço do cenário atual da saúde no Município. Reconhecendo o desafio da gestão e a responsabilidade de ser polo macrorregional em saúde para atender a todos com excelência em urgência e emergência. “A expectativa que a gestão tem é de que a residência médica continue contribuindo na qualificação profissional, na melhoria da assistência, na humanização e nos processos de trabalho em toda a rede. Por isso, acreditamos que juntos podemos melhorar a cada dia,” finalizou Ribeiro.
Confira abaixo na Galeria de Imagens!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social