Escola Maria Elvira promove VI Recital com poemas de cordel
Evento faz parte de projeto institucional, que resgata valores para a vida e homenageia o poeta Bráulio Bessa, representante da literatura cordelista
Publicado em 07/11/2018 15:15
Evento faz parte de projeto institucional, que resgata valores para a vida e homenageia o poeta Bráulio Bessa, representante da literatura cordelista
A Escola Municipal Maria Elvira Nascimento, no bairro Mãe de Deus, terá uma manhã poética nesta quinta-feira (8). A escola vai realizar, às 8h, o VI Recital e homenageia o poeta Bráulio Bessa, representante da literatura de cordel. Serão 50 crianças, da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, realizando apresentações teatrais, musicais e declamando para encantar um público de cerca de 300 alunos e seus pais, professores e funcionários da escola.
A coordenadora do recital, professora Kátia Aparecida Cardoso Faria, explica que o evento integra o projeto institucional da escola, Resgatando Valores para a Vida. Daí a ideia de homenagear o poeta Bráulio Bessa, que, por meio da literatura de cordel, trabalha uma diversidade de valores, como respeito, gratidão e amizade.
Foram três meses de trabalho com os alunos, apresentando o gênero literário e desenvolvendo atividades que lhes permitisse criar seus próprios cordéis. “O objetivo foi despertar o interesse dos alunos pela leitura por meio da poesia e, para isso, trabalhamos oficinas de cordel e, o resultado, foram as diversas produções autorais dos alunos e duas delas serão declamadas no VI Recital”, comentou Faria.
Na abertura do evento, um poema de autoria da professora Kátia Farias será declamado pelos alunos, que vão mostrar a cultura nordestina não apenas nos versos dedicados ao homenageado, mas também na caracterização. Além das apresentações, toda a organização do recital e exposição de poemas à comunidade estão a cargo dos alunos da Escola Maria Elvira. “Eles são os verdadeiros protagonistas e o resultado será apaixonante – tenho certeza!”, aposta a coordenadora do evento, que destacou que as apresentações também serão feitas em linguagem de sinais (LIBRAS).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social