CRASE volta a atender pacientes da Macrorregião Leste
O Crase funciona na rua Oswaldo Cruz, 242, Esplanada.
Publicado em 17/04/2017 15:10
Desde o último dia 10, o Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE) reabriu as portas para atender, com a mesma qualidade e eficiência de sempre, os pacientes dos 27 municípios da Macrorregião Leste, que englobam as cidades de Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, entre outras.
A pactuação do governo federal e estadual com o município se manteve e os recursos continuavam a chegar a Valadares, mas a gestão anterior decidiu suspender os atendimentos para os pacientes portadores de HIV/aids, hepatites B e C, infecções sexualmente transmissíveis (masculinas e femininas) e vítimas de acidentes de trabalho com exposição a material biológico oriundos da macrorregião, obrigando-os a se deslocar para receber tratamento em Belo Horizonte.
Preocupado com a situação, o prefeito André Merlo realizou ajustes administrativos e gerenciais com a Secretaria de Estado de Saúde e demais órgãos, e retomou a prestação de serviços e atendimentos, totalizando 51 municípios da Macro e Microrregião Leste pactuados.
No Crase são realizados exames de HIV, hepatite B e C e sífilis, além de tratamento médico e acompanhamento psicológico e multidisciplinar (enfermeiros, assistentes sociais, infectologista, clínico geral, pediatra, dermatologista e urologista); e ainda são encaminhados para outras especialidades médicas. Além disso, recebem medicamentos, entre outros benefícios.
A equipe é composta por dois infectologistas, um clínico geral especialista em HIV, um urologista, um pediatra, um dermatologista, um ginecologista, dois psicólogos, dois enfermeiros, dois assistentes sociais, um técnico em enfermagem, um bioquímico, um farmacêutico, um técnico em patologia, um nutricionista, quatro administrativos e um funcionário para serviços gerais.
O Crase funciona na rua Oswaldo Cruz, 242, Esplanada. E os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. Telefones: 3271.3048 / 3271.6836.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social