Conselho Municipal de Assistência Social dá posse a novos conselheiros
Após a posse, CMAS realizou sua primeira reunião e elegeu a nova mesa diretora para o mandato 2023/2025
Publicado em 14/12/2023 18:30 - Atualizado em 15/12/2023 15:14
A cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), mandato 2023/2025, aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Ardoce. Empossados os conselheiros, o CMAS realizou sua primeira reunião com a nova composição, na qual, elegeu a nova mesa diretora, que ficou com a seguinte composição: presidente - Paule Raline Alves dos Santos (representante governamental); vice-presidente - Cristina Abreu Soares Costa (representante da sociedade civil); primeiro secretário – Diogo Laender e Silva (representante governamental); e segunda secretária – Érika Guerrieri Barbosa (representante da sociedade civil).
A secretária municipal de Assistência Social, Adjani Santos Botelho Alvarenga, representou o prefeito André Merlo. Ela avaliou a importância do CMAS no contexto das políticas públicas da Assistência Social. “O Conselho Municipal de Assistência Social é extremamente importante no desenvolvimento das políticas públicas no município levando em consideração que todo passo que a SMAS precisa dar, precisa ser aprovado pelo Conselho. E por isso, atuar no CMAS precisa ser um trabalho não por obrigação, mas por doação para construirmos políticas públicas efetivas no município”, afirmou.
Membro eleita representando a sociedade civil, Cristina Abreu Soares Costa disse estar feliz com a possibilidade de atuar e contribuir como conselheira. “Percebemos o interesse dos novos conselheiros em conhecer todo o processo, o que é importante, porque o maior desafio neste momento, é conhecermos e acompanharmos as políticas públicas já implementadas para que possamos deliberar de forma consciente e com responsabilidade a fim de que haja um melhor atendimento às necessidades da população”, comentou.
Durante a primeira reunião do novo grupo, além da eleição da mesa diretora, foi realizada a apreciação de uma emenda parlamentar do deputado federal, Hercílio Diniz (MDB) que prevê o repasse de R$800 mil para os serviços da Proteção Social Básica e Especial da Política de Assistência Social do município, que contou com aprovação unânime para o prosseguimento do processo.
O Conselho
O Conselho é um espaço de acompanhamento da política municipal de Assistência Social, formado por representantes da sociedade civil e representantes governamentais, eleitos e indicados respectivamente. E tem por objetivo debater e deliberar as ações da área de Assistência Social, na qual as instituições que integram o CMAS exercem um papel fundamental pois compõem a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de garantir serviços dessa área ao público em geral.
As reuniões do Conselho acontecem quinzenalmente, às primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (rua Pedro Lessa, 364, Lourdes).
A eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil aconteceu no dia 8 de dezembro, no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), centro de Valadares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social