Casa do Servidor atende quase 3 mil servidores municipais
?Prevenir é melhor do que remediar? É bem provável que você já tenha ouvido essa máxima. Pois bem, quando o assunto é saúde, então, com certeza a prevenção deve fazer parte da rotina, de um estilo de vida. E pensando na saúde do servidor, a Prefeitura Municipal através da Casa do Servidor tem oferta
Publicado em 28/05/2015 16:37 - Atualizado em 28/05/2015 17:09
“Prevenir é melhor do que remediar” É bem provável que você já tenha ouvido essa máxima. Pois bem, quando o assunto é saúde, então, com certeza a prevenção deve fazer parte da rotina, de um estilo de vida. E pensando na saúde do servidor, a Prefeitura Municipal através da Casa do Servidor tem ofertado, gratuitamente, atividades físicas, atendimento psicológico, social e nutricional, alongamento, ginástica laboral e acupuntura.
Para se ter uma idéia, entre os meses de julho de 2014 e abril deste ano, foram atendidos três mil funcionários, o que corresponde a 1/3 do total de servidores efetivos e contratados. A ideia é promover a saúde de forma preventiva, a todos os servidores, assessorando e dando suporte em caso de doenças ocupacionais e acidentes. Para usufruir dos atendimentos o servidor deve ir até a Casa para solicitar o agendamento que segue os seguintes critérios:
Psicologia: Demanda espontânea, indicação médica e dos médicos peritos.
Nutrição:Prioridade para quem sofre de doenças crônicas não transmissíveis, tais como: diabetes, hipertensão, alergia alimentar, sobrepeso, obesidade, dislipidemias (alteração das taxas de triglicérides e colesterol).
Os números preocupam
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica divulgou uma pesquisa que revela que até 2014 o país tinha 25 milhões de obesos, o que representa 18,5% da população. Esse número alarmante acende o sinal de alerta para sociedade, que parece não perceber os impactos nocivos que o excesso de peso causa à saúde. Mas não pára por aí, o Diabetes acomete mais de 12 milhões de brasileiros; 17 milhões de pessoas sofrem com pressão alta, segundo a Organização Mundial da Sáude; e 420 mil, morrem, por ano, por causa de acidente cardiovascular (derrame). Estas são algumas das doenças que mais matam no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares que são as principais causas de mortes no país.
Os números são espantosos não é mesmo? Mas o que será que tem contribuído para isso? Será que podemos reverter estas estatísticas? Mas de que forma? São questionamentos que permeiam muitas rodas de conversas. Uma coisa é certa: precisamos rever costumes e hábitos se quisermos ter melhor qualidade de saúde. Sedentarismo, álcool, cigarro, obesidade, má alimentação são os principais vilões. Não existe uma receita pronta, mas uma coisa é certa precisamos dedicar mais tempo a saúde emocional e física enquanto é tempo.
A Casa do Servidor fica na Rua: Prudente de Morais, 628 – Centro. O telefone para contato é 3271.0018
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social